Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Vidro metálico desenvolvido a partir de liga de alta entropia para aplicações biomédicas.

sexta-feira, 2 de setembro de 2022 11:19

Um novo revestimento, desenvolvido por pesquisadores do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, reúne os conceitos de liga de alta entropia e de vidro metálico e demonstra propriedades superiores para aplicações biomédicas.

Vidros metálicos são materiais formados por elementos metálicos cujos átomos formam estruturas não cristalinas (não organizadas), mais parecidas às dos vidros do que às dos metais. Já as ligas de alta entropia são materiais sólidos compostos por cinco ou mais elementos, os quais estão presentes em proporções muito semelhantes, sem o predomínio de um elemento principal.

Neste trabalho, pesquisadores de laboratórios participantes do Instituto na UNICAMP e na UCS inovaram ao produzir uma liga de alta entropia com estrutura amorfa. Junto a colaboradores da área de saúde, eles testaram a biocompatibilidade e algumas propriedades do material e concluíram que o revestimento é promissor para uso em implantes ortopédicos.

O trabalho abre possibilidades de novas estratégias no desenvolvimento de revestimentos. Confira o artigo científico na Applied Surface Science: https://doi.org/10.1016/j.apsusc.2022.153615

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Compartilhe:


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia