Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Teste em tribômetro de disco duplo traz conhecimento sobre o desgaste de rodas ferroviárias

terça-feira, 13 de dezembro de 2022 11:36

As rodas são componentes críticos nos trens, pois problemas nelas podem afetar três áreas cruciais da operação ferroviária: segurança, meio ambiente e custo.

Submetidas constantemente ao atrito com os trilhos, carregando ainda o peso do trem e da carga, as rodas rodoviárias sofrem desgaste e podem gerar problemas como a sobrecarga de outros componentes, o aumento no consumo de combustível e, até mesmo, o descarrilamento.

Por isso, o gerenciamento do atrito roda-trilho é extremamente importante. Produtos como lubrificantes e modificadores de atrito têm sido intensamente investigados nos últimos anos.

Neste trabalho, uma equipe científica que contou com a participação de um pesquisador do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, o professor Paulo Mei (UNICAMP), realizou testes de desgaste em um tribômetro de disco duplo, sem lubrificantes.

Os autores produziram as amostras com o aço de uma roda ferroviária real. Em vários momentos do teste, a equipe avaliou o desgaste, as falhas no material e as mudanças na rugosidade, entre outros parâmetros.

Os resultados sugeriram a aplicação de produtos para controle do atrito a partir dos 5.000 ciclos.

Saiba mais no artigo científico: https://doi.org/10.1115/1.4054758

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Compartilhe:


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia